Pessoas com Ceratocone não devem coçar os olhos

Como a doença é caracterizada por deformidades da córnea, as pessoas com ceratocone nunca devem coçar os olhos, pois isso pode agravar a condição.

Conheça os tratamentos.

A córnea é a camada fina e transparente que cobre toda a frente do globo ocular. Tem uma curvatura circular e é formada por fibras colágenas. O ceratocone é uma doença que faz com que essa estrutura comece a se deteriorar e ficar cada vez mais fraca. Como resultado, a córnea não arredonda mais, mas começa a apontar.

Por isso, pessoas, principalmente crianças, que sofrem com ceratocone e problemas alérgicos como rinite e sinusite devem ficar mais atentas. “Para os pacientes com ceratocone, qualquer atrito com a córnea é perigoso. Os pacientes alérgicos coçam muito os olhos, então a pressão sobre os olhos é enorme. Isso aumenta a degeneração da córnea e acelera a progressão da doença. É preciso tratar a coceira para evitar que os pacientes toquem nos olhos”, alerta Marcela Barreira, oftalmologista pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Nestes casos, é muito importante informar o paciente sobre a necessidade de evitar coçar o olho e tratar inicialmente a alergia com colírios contendo corticosteróides (lembre-se que tais medicamentos requerem orientação médica, pois seu uso indevido pode causar glaucoma).

Inicialmente, o ceratocone pode ser confundido com outras doenças

O ceratocone é mais comum em crianças e adolescentes de 13 a 14 anos, e os fatores genéticos são muito importantes para sua ocorrência. É uma doença lentamente progressiva, mas pode causar perda parcial da visão se não for monitorada adequadamente.

Normalmente, o distúrbio é descoberto durante as consultas oftalmológicas de rotina na adolescência. Como a doença altera gradativamente a curvatura da córnea, a deformação não é imediatamente visível. Primeiro, os pacientes são propensos a astigmatismo ou miopia. Ele então começou a ter visão turva e dificuldade para enxergar, principalmente à noite.

Se os óculos ou lentes de contato forem a única solução para esses problemas, o desconforto persistirá. Não é incomum que os pacientes se queixem de pontos de vista nebulosos, borrados ou distorcidos. O diagnóstico de ceratocone requer exames complementares além dos exames de rotina. Em uma consulta de rotina, se um paciente apresenta astigmatismo alto desde o início, e mais de quatro graus, suspeito que ele possa ter ceratocone. Dessa forma, peço exames complementares para concluir o diagnóstico, como uma topografia de córnea.