Ceratocone Avançado: O que devo fazer?

A boa notícia é que o tratamento e a restauração da visão são totalmente possíveis, mesmo nos casos mais graves de ceratocone avançado.

O ceratocone é uma condição que afeta a córnea e faz com que ela se curve para a frente. Por ser ele o responsável por dar à córnea seu formato cônico, recebe esse nome.

Embora seja uma doença facilmente tratável na maioria dos casos, ela pode atrapalhar muito a vida de seus portadores. Mesmo as tarefas diárias, como ler um livro ou assistir TV, podem ser afetadas.

Se os sintomas iniciais começarem e o tratamento for ignorado, a doença pode progredir para uma forma mais avançada com sintomas mais graves.

Como julgar se o ceratocone está avançado?
Os sintomas são um bom indicador do estágio da doença. Em casos leves a moderados, os pacientes geralmente apresentam:

visão turva (pode se desenvolver à medida que a doença progride);
Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
Dificuldade para enxergar à noite;
Dificuldade em realizar atividades diárias como ler e dirigir;
Em casos raros, a doença leve pode não causar sintomas, mesmo que a córnea não esteja “saudável”.

Em estágios avançados, os sintomas iniciais geralmente pioram e outras manifestações aparecem. eles são:

Visão dupla (visão dupla) ou polivisão (visão múltipla);
O aparecimento ou aumento de miopia e astigmatismo;
A visão não melhora mesmo com lentes de contato ou óculos;
O sinal de Munson pode ser observado: quando uma pessoa olha para baixo, as pálpebras inferiores recuam devido ao crescimento do cone (foto abaixo).

Independentemente dos seus sintomas, é importante observar que apenas a avaliação de um oftalmologista pode determinar se você tem ceratocone e em que estágio ele se encontra.

Diagnóstico de ceratocone
O diagnóstico é feito por um oftalmologista que avalia os sintomas, o histórico familiar e solicita exames como topografia computadorizada da córnea ou paquimetria. Esses e outros exames investigam a posição e o formato da córnea, o que permite um diagnóstico rápido e preciso.