Degeneração macular relacionada à idade

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A degeneração macular, como o próprio nome já diz, é uma doença que acomete a mácula — área da retina responsável pelo centro da visão —, geralmente relacionada ao envelhecimento.
Daí ela ser frequentemente chamada de Degeneração Macular Relacionada à Idade (ou DMRI). Apresenta uma maior prevalência depois dos 50.
Principais sintomas: distorção forte na visão e manchas ou pontos escuros na visão. Tanto a visão de perto quanto a de longe podem ficar prejudicadas, com um agravamento maior da visão central em relação a visão periférica.
A degeneração macular pode levar à cegueira? Sim, e é a principal causa de cegueira em pessoas acima dos 50 anos, segundo a OMS.
Tem cura? Não, mas é possível controlar a degeneração da mácula e melhorar a visão do paciente. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhor será a chance de prestar um tratamento adequado para preservar a visão e, assim, evitar a cegueira.
Tratamento: O tratamento mais adequado vai depender do tipo de DMRI e do estágio em que ela se encontra. Na consulta com o oftalmologista, ele poderá indicar a suplementação com vitaminas e minerais, injeções intravítreas ou uma intervenção cirúrgica, caso seja necessário.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]