Conheça o ceratocone

O ceratocone é uma condição que faz com que a córnea se projete para a frente, formando uma protuberância em forma de cone, o que pode levar à deficiência visual.

O ceratocone é uma doença não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, a camada fina e transparente que cobre toda a frente do globo ocular. A principal característica do ceratocone é que a espessura da parte central da córnea diminui gradualmente, que é empurrada para fora para formar uma saliência de forma aproximadamente cônica.

A córnea atua como a lente fixa na íris, a área colorida do olho, e projeta luz na retina através da pupila. Alterações na transparência e curvatura da córnea podem afetar a visão. Os defeitos do ceratocone impedem que imagens nítidas sejam projetadas na retina e podem contribuir para o desenvolvimento de astigmatismo e miopia altamente irregulares.

O ceratocone é uma doença genética rara com características genéticas que evoluem lentamente, manifestando-se mais entre os 10 e os 25 anos, mas pode progredir para a quarta década de vida ou estabilizar com o tempo. A doença atinge cerca de 150 mil pessoas no Brasil a cada ano e pode afetar ambos os olhos de forma assimétrica, ou seja, a doença afeta mais um olho do que o outro.

Causas e fatores de risco do ceratocone

A causa exata da doença é desconhecida. Possivelmente, as alterações na superfície da córnea são resultado de muitos fatores que contribuem para a perda de elementos estruturais dessa membrana, desde a redução do suprimento de colágeno até o atrito ou coçar frequente dos olhos. Portanto, pacientes alérgicos que apresentam muita coceira nos olhos correm maior risco de ceratocone. Também está presente em pessoas com síndrome de Down ou alterações oculares congênitas, como catarata e esclera azul (branco do olho).

Sintomas de ceratocone

Pessoas com história familiar da doença apresentam quadros de ceratocone subclínico, mas são assintomáticas. No entanto, quando aparecem, variam de acordo com o estágio da doença. A maior característica é a perda gradual da visão que se torna turva e distorcida (para perto e para longe) e obriga você a aumentar frequentemente a potência das lentes dos seus óculos até que a solução seja substituí-las por lentes de contato, que podem ser de outro tipo.

Outros sintomas incluem:

Fotossensibilidade (fotofobia);
Deficiência visual noturna;
Ciplopia (diplopia);
Imagens múltiplas do mesmo objeto (visão múltipla) ou a formação de halos ao redor de fontes de luz são outros sintomas da doença.

Quando uma pessoa olha para baixo, a depressão da pálpebra inferior causada pelo crescimento do cone (sinal de Munson) e a perda aguda da visão (edema) causada pelo vazamento de humor aquoso para a córnea são complicações que podem ocorrer em estágios mais avançados da doença. doença.

Diagnóstico de ceratocone

O diagnóstico é baseado na investigação da história clínica do paciente, queixas de perda de visão e defeitos refrativos. A avaliação inclui um exame com lâmpada de fenda, aparelho que permite analisar o olho em detalhes desde a camada externa da córnea até o nervo óptico.

Alguns exames complementares – por exemplo, topografia corneana computadorizada, paquimetria e tomografia computadorizada – ajudam a confirmar o diagnóstico, avaliar a progressão da doença, a extensão do envolvimento da área afetada do ceratocone e orientar o tratamento.