Cirurgias refrativas

CIRURGIA REFRATIVA

O que é cirurgia refrativa?
Cirurgia refrativa é o tratamento que visa eliminar e/ou diminuir os erros refracionais – miopia, astigmatismo e hipermetropia – e assim acabar com a dependência dos óculos e/ou lentes de contato.

Quem pode realizar a cirurgia refrativa?

Geralmente pacientes com idade acima dos 18 anos e com refração (“grau” dos óculos) estável a pelo menos um ano podem ser bons candidatos para correção da miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo.

Figura. Exemplo de Excimer laser sendo aplicado na córnea na cirurgia de PRK
Figura. Exemplo de Excimer laser sendo aplicado na córnea na cirurgia de PRK

Tem alguma duvida?
Fale com nossas atendentes no Whatsapp!

No entanto, antes de se submeter à cirurgia refrativa é necessária uma avaliação detalhada  dos olhos por um oftalmologista. Refração adequada, estudos de mapas de curvatura (topografia), mapas de espessura (paquimetria) e mapas de elevação anterior e posterior (tomografia) da córnea; além do exame oftalmológico completo são fundamentais para verificar a possibilidade e segurança da cirurgia.

Como é realizada a cirurgia?

O EXCIMER LASER é o principal meio para a correção dos erros refracionais. Este laser utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea, modificar sua curvatura e assim corrigir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Os dois principais modos para a aplicação do laser são o LASIK e a PRK, dependendo da indicação para cada paciente.

No PRK é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais superficial da córnea), para após ser feita a aplicação do laser. No LASIK cria-se primeiramente uma lamela na córnea, para após ser feita a aplicação do laser na sua camada mais interna. Terminada a aplicação, a lamela é reposicionada

O SMILE (Small Incision Lenticule Extraction) é uma recente técnica cirurgia na qual o laser de femtosegundo é utilizado para criar uma lamela na parte interna da córnea que será retirada para assim corrigir a miopia e/ou astigmatismo.

Meus exames da córnea contra-indicaram a aplicação do laser, há outra possibilidade?

Para pessoas com altas ametropias (miopia acima de 8 a 10 graus) e/ou pacientes que não podem ser submetidos a cirurgia a laser, o implante de LENTES FÁCICAS pode ser uma boa opção. Estas lentes são implantadas dentro do olho, perto da íris (parte colorida do olho), e podem corrigir altas miopias e altas hipermetropias.

Cirurgias refrativas

O procedimento e relativamente simples, que utiliza luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea, modificando sua curvatura e, assim, corrigindo patologias como: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Quais técnicas a Spot utiliza?

Nós usamos 3 tipos de técnicas:

PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):

A correção do grau é realizada através da aplicação do laser na superfície da córnea. Este tratamento é indicado para pacientes que têm córneas mais finas e assimétricas, ou que são mais jovens. É uma técnica muito segura, porém, a recuperação visual é mais lenta. No pós-operatório é fundamental evitar a exposição dos olhos ao sol por um período de 1 ano após a cirurgia.

PTK (Ceratectomia Fototerapêutica):

É uma forma de tratamento da córnea que utiliza o Excimer Laser para remover opacidades ou regularizar a superfície. É indicado para correção de erosões recorrentes do epitélio, cicatrizes corneanas e distrofias. O PTK é uma alternativa à remoção manual e aos transplantes de córnea.

LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis):

É a técnica mais utilizada no mundo para correção de graus a laser, tanto para miopia, quanto hipermetropia, astigmatismo, e alguns casos de presbiopia. É realizado um corte ultrafino na camada anterior da córnea, permitindo a aplicação do laser em sua camada interna. Como há uma menor superfície para cicatrizar, a LASIK causa menos desconforto no pós-operatório e tem rápida recuperação visual.

Referências

O que é Cirurgia Refrativa


https://www.aao.org/eye-health/a-z#l
Guia Prático de Cirurgia Refrativa USP, Editora ‏ : ‎ Artmed; 1ª edição (24 novembro 2008), ISBN: 9788536319544 CIRUGÍA REFRACTIVA André AM Torricelli