Cirurgia de ceratocone: recuperação e pós-operatório

Saiba mais sobre os cuidados pós-ceratocone.

O ceratocone pode prejudicar a visão do paciente. Isso porque a doença danifica a curvatura da córnea, fazendo-a sobressair do globo ocular e causando uma deformidade mais fina. Dessa forma, o paciente não consegue enxergar normalmente devido a outros problemas causados ​​pelo ceratocone, como miopia e hipermetropia.

Para retardar a progressão da doença, um oftalmologista pode recomendar lentes duras ou optar pela cirurgia de ceratocone para impedir a progressão da doença. A cirurgia, também conhecida como cross-linking, é realizada com laser e corrige a curvatura da córnea afetada pelo ceratocone. Veja abaixo mais informações sobre a cirurgia e o processo de recuperação.

Como é o período pós-operatório após a cirurgia de ceratocone?
As informações a seguir destinam-se a ajudar a esclarecer os pacientes e seus familiares que ainda não foram submetidos à cirurgia e não substituem as informações fornecidas a você pelo seu oftalmologista. Se você acabou de fazer uma cirurgia e sente algum desconforto ou tem alguma dúvida, entre em contato com o médico imediatamente.

A recuperação do paciente depende da complexidade da cirurgia de ceratocone. Na maioria dos casos, a visão volta ao normal 90 dias após o procedimento de reticulação. No entanto, os pacientes devem ter acompanhamento regular com um oftalmologista antes e depois do procedimento de cross-linking. Também é importante que o paciente siga os cuidados prescritos pelo profissional para que o procedimento transcorra sem problemas e o pós-operatório seja satisfatório.

Para quem vai fazer a cirurgia de ceratocone, pode ser necessário dar um tempo de algumas atividades diárias. Esportes e atividades físicas devem ser evitados durante os primeiros dias. O trabalho de restauração e o controle de veículos e motocicletas podem prosseguir normalmente após o Restoration Evolution, quando as imagens borradas e confusas não estiverem mais presentes.

Em alguns casos, os pacientes são aconselhados a usar óculos escuros e proteger os olhos do sol para evitar a recuperação dos raios solares e dos danos causados ​​pelos raios UV. Independentemente disso, se você tiver alguma preocupação com o desconforto após a cirurgia de ceratocone, consulte seu oftalmologista e siga seus conselhos de perto.

Como Funciona o Crosslinking
O oftalmologista coça a superfície da córnea do paciente. Após uma pequena extração, a vitamina B2 é aplicada e, em seguida, a córnea recebe imediatamente um feixe de luz ultravioleta (laser), que altera a curvatura da membrana e corrige a visão do olho com ceratocone.