Ceratocone em crianças e adolescentes

Em comparação com os adultos, o ceratocone em crianças pode progredir mais rapidamente e é geralmente mais grave no momento do diagnóstico. Portanto, precisamos estar prontos para intervir e tentar interromper a progressão da doença e o aumento do desempenho visual são cruciais.

Opções não cirúrgicas, como óculos e lentes de contato (gelatinosas, rígidas ou esclerais) em crianças nem sempre são toleradas e muitas vezes insuficientes para obter um visual satisfatório acuidade.

Além disso, nenhuma dessas opções conservadoras impede a progressão da doença. Estudos sobre ceratocone pediátrico sugerem que, no momento do diagnóstico, 27,8% estão em estágio avançado e 88% em progresso. Assim, as intervenções com aceitáveis perfis de segurança-eficácia (ou seja, reticulação de colágeno da córnea [CXL] e suas variações) para

aumentar a força biomecânica e estabilidade da córnea foram estabelecidas.

No entanto, na população pediátrica, baixa adesão e modificações necessárias em modalidades de tratamento criam desafios que ainda precisam ser superados.

Qual a porcentagem na população pediátrica?

Existem evidências limitadas sobre a prevalência de ceratocone em crianças. Um estudo no Líbano revelou uma prevalência de 1 para cada 200 pessoas! Mas isso pode variar, na Arábia Saudita foi encontrada 1 em cada 25 crianças. Não temos um estudo assim no Brasil. A prevalência de ceratocone varia em todo o mundo: de 0,3 por 100.000 habitantes na Rússia a 2.300 por 100.000 na Índia e 54,5 por 100.000 nos Estados Unidos., por exemplo. Acredita-se que a variabilidade entre os resultados pode ser devida a fatores ambientais e influência genética.

E quais são os diagnósticos mais modernos?

A tomografia da córnea é o padrão ouro para a triagem de ceratocone (Pentacam, por exemplo) principalmente nos estágios iniciais da doença.

A Tomografia de coerência óptica de alta resolução (HR OCT) e ultrassom de alta frequência podem avaliar o epitélio, estroma e alterações da espessura corneana no ceratocone subclínico, que podem ser mais sensíveis em diagnosticar ceratocone em seu estágio inicial.

Como em adultos, várias opções de gerenciamento estão disponíveis para o tratamento do ceratocone pediátrico. Os principais objetivos em crianças são interromper a progressão da doença, prevenção de perda visual e, em última análise, evitar córnea transplantação.

Atualmente, o único tratamento conhecido que foi comprovado

para evitar a progressão é o crosslinking. A realização em crianças mostrou eficácia inicial semelhante à dos adultos.

No entanto, os resultados de longo prazo são mais variáveis. A doença alérgica ocular em crianças com ceratocone deve ser tratada eficazmente. Embora haja evidências limitadas, o CXL acelerado parece mostrar resultados comparáveis ​​aos de CXL convencional para interromper a progressão do ceratocone em pacientes pediátricos. O protocolo ideal vai depender da gravidade da doença, da cooperação do paciente para atender às necessidades individuais do paciente. Devido à escassez de ensaios clínicos mais criteriosas nesses pacientes, a maioria dos dados é suposta de ensaios clínicos e séries de casos realizadas em pacientes adultos.