Pentacam HR tomografia de segmento anterior

O que é tomografia de segmento anterior?

Pentacam

Uma imagem vale mais do que mil palavras.
O Pentacam apresenta inúmeros objetivos. Entre eles para pacientes candidatos à cirurgia refrativa, de catarata, avaliação do cristalino, glaucoma, córnea, ceratocone e qualquer alteração que acometa a parte anterior do olho.
Seu exclusivo sistema de Triagem Rápida proporciona a filtragem e organização todas as informações para compreensão em um piscar de olhos!
O exame aumenta a eficiência do gerenciamento do seu paciente – e isso significa que você também aumenta sua relação custo-benefício.

Como é feito o exame Pentacam?
A realização do Pentacam é indolor, não é um procedimento invasivo. Geralmente é realizado nos dois olhos por se tratar de um exame comparativo. O queixo e a testa permanecem apoiados durante poucos segundos e o paciente deve manter o olhar fixo em uma luz azul durante a realização do exame.
Pacientes usuários de lentes de contato gelatinosas devem retirá-las 48 horas antes do exame. Já usuários de lentes de contato rígidas devem retirá-las 3 dias horas antes do exame. Depois, podem ser colocadas normalmente.

E como o exame é feito?

Em apenas dois segundos, o Pentacam® HR fornece a necessidade de diagnosticar dados sobre todo o segmento anterior do olho. O grau de densidade do cristalino ou da córnea torna-se visível pelas propriedades de dispersão de luz do cristalino e é quantificado automaticamente pelo software. A medição das superfícies anterior e posterior da córnea fornece o poder refrativo total, bem como a espessura da córnea em toda a sua área. Os dados na superfície posterior fornecem assistência ideal na detecção precoce de alterações ectáticas.
Sua varredura rotativa captura 180.000 pontos da córnea. Uma câmera complementar da pupila captura os movimentos dos olhos durante o exame para posterior correção automática dos dados medidos.

Para que serve?

Detecção precoce de ectasia. Acompanhamento de progressão
O display Belin / Ambrosio Enhanced Ectasia ajuda a reconhecer a ectasia corneana (por exemplo: ceratocone) em um estágio inicial. Um parâmetro final é calculado e apresentado em um display codificado também por cores: mais uma forma com que o Pentacam® ajuda você a fazer seu diagnóstico.

Triagem Refrativa
O Pentacam® mede toda a córnea, de limbo a limbo, sem contato. O visor de densitometria óptica da córnea para examinar a córnea em detalhes.

Triagem pré e pós-operatória

Com base no Relatório de Triagem Rápida, os visores Pentacam® adicionais fornecem informações direcionadas: imagens Scheimpflug, dados de elevação, topografia e paquimetria combinados para fornecer uma imagem abrangente.

Rastreio de glaucoma

O Relatório de Triagem Rápida é uma importante ferramenta de triagem do Pentacam® que ajuda a identificar o glaucoma. Entre outras características, você pode avaliar o ângulo iridocorneal e o volume da câmara com base em dados normativos e fotos clínicas.

Quais outras informações o exame mostra?
O Pentacam® é utilizado para obtenção de mapas topográficos e tomográficos (daí o nome tomografia) que fornecem informações como:
Grau de elevação das superfícies anterior e posterior da córnea;
Medida da espessura da córnea (Paquimetria);
Profundidade e volume da câmara anterior;
Valores de densidade ótica do cristalino;
Tipo e intensidade das aberrações visuais da córnea (Aberrometria);
Medida do ângulo irido-corneano (relativo à íris e à córnea).

O Pentacam permite, ainda:
Determinar o poder da lente intra-ocular que será implantada (catarata);
Fazer avaliações prévias da córnea, mapeando possíveis para cirurgia refrativa.