Lentes de contato, mitos e verdades

Mitos e verdades sobre lentes de contato

Posso perder minhas lentes atrás dos olhos?
Não. Há uma membrana fina que cobre a parte branca do globo ocular e que se liga ao interior das pálpebras. Isso impossibilita que a lente de contato se perca atrás do olho.

Posso usar lentes de contato na piscina?
Que mal teria em entrar no mar, cachoeira ou piscina usando as lentes de contato já que estamos óculos de sol, correto? Porém, usuários de lentes de contato precisam ficar atentos à algumas medidas para garantir o divertimento sem possíveis chateações por uma eventual infecção nos olhos. Nenhuma água é limpa o suficiente para descartar cuidados higiênicos.
Não. As lentes não devem estar expostas a nenhum tipo de água. Um tipo de ameba, chamada Acanthamoeba, que vive em água doce (nos lagos, nas piscinas, nas saunas e até mesmo na água de nossas torneiras) que pode ficar agarrada à lente. Isso causa uma infeção muito grave no olho ocasionando até mesmo cegueira
Deste modo, o mais indicado seria retirá-las antes de se entrar em contato com a água. Caso se esqueça, e você fez alguma atividade aquática com suas lentes, retire-as o mais breve possível e coloque no líquido desinfetante.

Caso seja inevitável para você tirar as lentes antes do mergulho, uma boa alternativa seria a utilização de lentes descartáveis.

Como utilizar lentes de contato com bronzeadores ou cremes faciais?

Não só a água pode ser causadora de desconfortos, tome o máximo de cuidado também com hidratantes, bronzeadores, filtros solares e outros produtos. Estes cremes podem entrar em contato com os olhos e causar imenso desconforto ao usuário de lentes de contato.
Quando for utilizar estes produtos, retire as lentes e coloque-as em líquidos assépticos especiais para este tipo de uso. Os estojos também devem ser trocados regularmente e não se esqueça de colírios lubrificantes.

Caso você perceba alguma irritação, procure logo um oftalmologista.

As lentes podem ficar presas no olho?
As lentes de contato gelatinosas sim. Principalmente quando ressecam, isto é, estão secas. E como resolver? Pingue colírio umidificante e sem conservante isto fará como que facilite a remoção.
Posso pingar colírio com lentes de contato?
Sim. Pode e deve. As lentes são uma barreira mecânica para a nutrição da córnea, por mais que existam excelentes tecnologias. As lágrimas carregam os nutrientes necessários, uma vez que a córnea é avascular. Deste modo, o uso de colírio lubrificantes atuam na nutrição, manutenção do formato das lentes gelatinosas além de proporcionar conforto em ambientes com baixa umidade.
É permitido usar lentes de contato mesmo enquanto dorme?
Vamos pensar do seguinte modo: sabemos que a lente faz o papel de barreira mecânica para a nutrição da córnea. Assim, o ar que tem que atravessar a lente par chegar à córnea. Quando você está dormindo o ar não ultrapassa as pálpebras para chegar à córnea. O ar tem que atravessar dos vãos sanguíneos das pálpebras para daí chegar a córnea, porém tem uma lente de contato no meio disso tudo…. Com a lente, a córnea tem menos acesso ao oxigénio e pode, por isso, ficar mais vulnerável a infeções. Assim, é recomendado retirar sempre as lentes à noite.
Além disso, dormir com as lentes também pode aumentar as possibilidades de se desenvolver uma infeção se a lente tiver resíduos ao longo do dia. Por isso, se acidentalmente se se esquecer de retirar as lentes à noite, é necessário removê-las logo ao acordar e colocá-las na solução de limpeza para retirar a sujidade acumulada e as bactérias.

Idosos podem usar lentes de contato?
A tecnologia das lentes de contato permite a correção de visão para longe e para perto simultaneamente em ambos os olhos! Deste modo, chega de colocar óculos para ler cardápio, jornal ou livros.

As lentes de contato são difíceis de usar e exigem trabalho para mantê-las?
O oftalmologista deverá ensinar a pessoa a colocar e a retirar as lentes. Ao princípio pode ser complicado usá-las, mas a experiência mostra que rapidamente nos habituamos a coloca-las. Para quem sente algum tipo de desconforto pelo manuseio existem lentes de troca diária. Assim, é possível optar por usar lentes diárias descartáveis.

Apenas os adultos podem usar lentes de contato?

Muitos adolescentes e até mesmo crianças usam lentes. Não existe idade mínima para começar a usar lentes, porém tem se observado que algumas crianças são cuidadosas o suficiente para usar e cuidar. Mas para isso é necessário que os pais ou responsáveis autorizem.

Se você usa lentes, é possível compartilhar com outra pessoa?
Não. Suas lentes são específicas às suas necessidades e de uso exclusivo seu. Jamais compartilhe lentes!

Lentes de contato são caras do que óculos?

Lentes podem ser acessíveis. Além de todos os benefícios que elas podem proporcionar, o custo depende do número de dias usados durante a semana e do modelo de lente que você usa. Algumas lentes precisam de solução para limpeza e manutenção, já outras não. Além disso, substituir uma lente de contato perdida é mais barato e fácil em comparação com a substituição de óculos perdidos ou danificados.
As lentes de contato têm validade?

Lentes de Contato, como quaisquer outros produtos perecíveis, possuem período de validade, ou seja, possuem vida útil. As propriedades químicas das lentes desenvolvidas para nossa proteção perdem a validade. Dessa forma, a chance de consequências indesejáveis aos nossos olhos aumenta.
O descarte é determinado por cada fabricante que realizou estudo e receberam certificação dos órgãos competentes que estão unicamente preocupadas com a saúde ocular.

O que são lentes de contato tóricas?
Lentes de contato tóricas são recomendadas para pessoas com astigmatismo.

ATENÇÃO
Embora uma lente tórica possa ser rígida, nem toda lente rígida é do tipo tórica.
A maior diferença entre essas lentes tóricas (para astigmatismos) e as esféricas (miopias e hipertropia) é o desenho final, as tóricas podem ter curvaturas em ângulos diferentes.
As lentes tóricas rígida são indicadas para corrigir astigmatismo de alto grau. Já a lente tórica gelatinosa é mais fina e flexível, sendo utilizada para graus menores de astigmatismo. Apesar de ser bastante usada em casos de astigmatismo, a lente tórica também é prescrita para miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Os modelos de lentes tóricas são confortáveis e mantêm-se estabilizadas nos olhos: mesmo quando o usuário pisca ou olha de lado, elas se movem e ajustam a posição ideal. Caso seus olhos ou pálpebras estejam inchados, irritados ou com o menor sinal de alergia, não use a lente de contato.
Nesse caso, procure um oftalmologista para avaliação e tratamento.