Existem várias formas de ceratocone?

O ceratocone apresenta uma variedade de formas. Dependendo dos seus sintomas, você pode estar enfrentando uma das seguintes formas desta doença:

Forma frusta: é uma forma branda e um precursor da doença. É uma forma leve da doença que geralmente causa poucos problemas.

Nipple: envolve a córnea em forma de cone. Os sintomas comuns incluem visão embaçada e distorcida.
Cone oval: é uma versão em que a córnea se projeta em uma forma oval. A protuberância tende a ocorrer na parte externa inferior da córnea e pode fazer com que pareça estar flácida.
Forma pelúcida: é uma versão do KC com menor afinamento da córnea de fora para dentro.
Como o ceratocone é diagnosticado?
Não há um consenso na comunidade médica sobre as causas do ceratocone. No entanto, sabemos que ele se desenvolve quando as fibras de proteína de colágeno do olho enfraquecem. Quando o colágeno do olho enfraquece, pode fazer com que a córnea perca o formato original. (Pense em seus dias em um playground, quando uma bola de borracha ficou torta com um abaulamento em um dos lados).

Uma das causas dessa fraqueza pode ser devido aos radicais livres em seus olhos. Todos os dias, suas córneas produzem subprodutos prejudiciais conhecidos como radicais livres. Os antioxidantes em seus olhos normalmente eliminam esses radicais livres, mas os indivíduos com ceratocone não produzem antioxidantes suficientes para lutar contra os radicais livres.

Conforme os níveis de colágeno diminuem, as córneas perdem sua força e começam a inchar. A coçeira ocular também pode ser um fator de piora. Pode haver um componente genético também, uma vez que aqueles com KC na família são mais propensos a ter a doença.