Não coce os olhos
Coçar o olho com frequência pode causar danos à estrutura da córnea, levando o ceratocone a um estágio mais avançado e prejudicando a visão.
Ir ao oftalmologista
Os pacientes devem consultar regularmente um oftalmologista para diagnosticar a doença precocemente e evitar fatores que possam estimular seu desenvolvimento.
Medicamento
Sentir coceira frequente nos olhos não é normal e pode indicar um problema. Portanto, consulte um oftalmologista para um tratamento adequado. Evite a automedicação. Como mencionado anteriormente, muitos colírios são formulados com corticosteróides que, se usados incorretamente, podem causar catarata e glaucoma e levar à cegueira nos pacientes.
Lentes de contato
No estágio avançado do ceratocone, os óculos não proporcionam mais uma boa visão e são necessárias lentes de contato para correção adequada da visão. Ressaltamos que existe no mercado uma grande variedade de tipos, modelos, materiais e métodos de adaptação de lentes de contato. Porém, é preciso ressaltar que o encaixe da lente de contato deve ser suave para que, além de permitir o uso confortável, essa ação não cause danos à córnea. Se o paciente sentir dor e/ou desconforto durante o uso da lente, isso significa que a lente não está se ajustando bem, o que pode causar danos à córnea. Não há receita padrão para lentes de contato. Cada paciente precisa de um tipo específico de lente de contato que proporcione conforto e boa qualidade visual.
Alguém com ceratocone pode ficar cego?
Ceratocone não causa cegueira. Em casos graves da doença, a córnea sofre um processo que resulta em perda significativa da visão. Neste caso, pode ser necessário um transplante de córnea.
A cegueira é considerada uma condição na qual a restauração da visão é irreversível.
No entanto, é importante entender que existem dois tipos de classificações de cegueira:
Completamente cego
Tal classificação é definida quando uma pessoa é completamente cega, sem percepção visual de forma e luz.
Esta condição não é causada por ceratocone.
Cegueira legal
Quando a visão de uma pessoa é 20/200 ou menos, ela é caracterizada por cegueira legal ou cegueira econômica. Ou seja, se ela enxerga a 20 pés (6 metros) o que uma pessoa com visão normal enxerga a 200 pés (60 metros), mesmo quando o campo de visão corresponde a um arco menor que 20º.
Quem tem Ceratocone pode se aposentar por invalidez?
Ter ceratocone por si só não é suficiente para qualificar um paciente para aposentadoria por invalidez.
Para requerer a elegibilidade para a aposentadoria nessas circunstâncias, é necessária a comprovação de um impacto significativo e irreversível da doença na visão, com base nas condições descritas em Aspectos inerentes à cegueira estatutária acima.
É preciso consultar um oftalmologista para que ele avalie a gravidade da doença e só então julgue o cabimento do pedido de aposentadoria.
Quando o ceratocone é estável?
Pesquisas mostram que 80% dos casos confirmados de ceratocone param em algum momento da evolução. Quando um transplante de córnea é necessário, apenas 20% dos casos evoluem para um estágio avançado.
Na maioria dos casos, é na adolescência que ocorre uma maior evolução da doença.