Cirurgia de ceratocone

Reticulação da córnea
Procedimento que aumenta a resistência e a estabilidade da córnea e visa prevenir a progressão do ceratocone.

Quais as indicações para cirurgia?

A cirurgia de reticulação tem as seguintes indicações:

Ceratocone: Distúrbio congênito caracterizado por afinamento progressivo e curvatura da córnea, que se torna em forma de cone e causa perda progressiva da visão. Indicado na presença de progressão documentada da doença.
Dilatação pós-Lasik: Alterações da córnea causadas pelo Lasik (cirurgia a laser para correção da miopia), caracterizadas por afinamento e curvatura, e perda progressiva da visão.

Quais são os procedimentos cirúrgicos?

Após a aplicação dos colírios anestésicos e o preparo inicial da córnea, são utilizados os colírios de vitamina B2, que, em relação à luz UVA emitida pela fonte de luz, aumentam a ligação das fibras colágenas na córnea.

A cirurgia causará dor?

O procedimento é realizado com colírio anestésico e não causa dor.

Qual o tempo de cirurgia e recuperação?

O processo leva cerca de uma hora.
A recuperação é gradual e deve ser avaliada mensalmente até o terceiro mês para demonstrar os efeitos.

Implante de anel de matriz:

Outra técnica que pode ser utilizada para tratar o ceratocone é o implante de anel estromal. A cirurgia é uma das alternativas para evitar que os pacientes desenvolvam um transplante de córnea.

Quais as indicações para cirurgia?

Os implantes são recomendados para casos de ceratocone que usam óculos graduados ou lentes de contato com baixa visão ou intolerância a lentes de contato e ainda não têm indicação para transplante de córnea.

Quais são os procedimentos cirúrgicos?

A anestesia local é administrada por meio de colírio sem internação. O procedimento é feito usando um laser de alta precisão (laser de femtosegundo) que cria um túnel dentro da córnea. Em seguida, são implantados 1 ou 2 segmentos de anel.

Qual o tempo de cirurgia e recuperação?

A cirurgia dura em média 30 minutos.
A recuperação é rápida e os pacientes notam melhora na visão nos primeiros dias.
O período de seguimento para avaliar os resultados cirúrgicos, é de três meses.

Guia do paciente:

As lentes de contato devem ser descontinuadas no dia anterior à cirurgia.