Ceratoconjuntiva Seca

Causas da ceratoconjuntivite seca:

A hipolacrimação (olhos secos e composição anormal das lágrimas) pode causar olhos secos. Nesse tipo de doença, as glândulas lacrimais não produzem lágrimas suficientes para cobrir completamente toda a espessura da conjuntiva e da córnea. (Ver estrutura que protege o olho.) Este é o tipo mais comum em mulheres na pós-menopausa. O olho seco é comum na síndrome de Sjögren. Em casos raros, olhos secos e composição anormal das lágrimas podem ser sintomas de doenças como artrite reumatoide ou lúpus eritematoso sistêmico (lúpus).

O olho seco também pode ser o resultado de uma composição anormal da lágrima, que faz com que as lágrimas evaporem rapidamente (olho seco evaporativo).

Embora as glândulas lacrimais produzam lágrimas em quantidades suficientes, elas evaporam tão rapidamente que, durante certas atividades ou em certas circunstâncias, toda a superfície do olho não consegue manter uma camada completa de cobertura lacrimal.

Os olhos secos também podem ser devidos a olhos parcialmente abertos à noite (proptose noturna) ou devido à frequência insuficiente de piscar (como na doença de Parkinson).

Sintomas de ceratoconjuntivite seca:

Os sintomas de olho seco são irritação, queimação, coceira e sensação de peso sob as pálpebras, pressão na parte posterior do globo ocular e sensação de areia ou corpo estranho no olho.

As lesões que se espalham pela superfície do olho podem aumentar o desconforto e a sensibilidade à luz intensa. agravamento dos sintomas

Em locais ventosos e empoeirados, ou em áreas para fumantes, como aviões e shopping centers, em ambientes secos; em locais com baixa umidade; e em espaços com ar condicionado (principalmente em carros) ou ao usar ventiladores ou aquecedores.

Uso de certos medicamentos, como isotretinoína, e certos sedativos, diuréticos, medicamentos para pressão arterial, contraceptivos orais e anti-histamínicos, bem como outros medicamentos com efeitos anticolinérgicos

Os sintomas melhoram em locais frios, chuvosos, nublados e úmidos, como no chuveiro.

Mesmo nos casos mais graves de olho seco, a perda da visão é rara. No entanto, a visão turva ou a irritação ocular são tão graves, frequentes e duradouras que é difícil restaurar a função normal. Em algumas pessoas com secura severa, a superfície da córnea engrossa e úlceras e cicatrizes podem se formar. Às vezes, os vasos sanguíneos podem crescer através da córnea. Cicatriz e crescimento de vasos sanguíneos podem prejudicar a visão.

Diagnóstico de ceratoconjuntivite seca:

Teste de Schirmer e teste do tempo de ruptura do filme lacrimal
Os médicos diagnosticam o olho seco observando os sintomas e a aparência dos olhos e realizando alguns exames.

Os médicos examinam o olho usando uma lâmpada de fenda (um instrumento que permite ver o olho em alta resolução) para verificar se ele está danificado. Durante o teste, seu médico pode usar colírios contendo um corante verde-amarelo chamado fluoresceína. A fluoresceína cora temporariamente as áreas danificadas da córnea, permitindo a visualização de áreas que não são visíveis.

O teste de Schirmer – onde uma tira de papel de filtro é colocada na borda da pálpebra – é usado para medir a quantidade de lágrimas produzidas em 5 minutos após o teste.

Ele também mede o tempo que leva para os olhos secarem quando uma pessoa olha fixamente (conhecido como tempo de ruptura do filme lacrimal).

Tratamento da ceratoconjuntivite seca:
Lágrimas artificiais
Colírio ciclosporina
Tampão de ponto de ruptura
O uso a curto prazo de lágrimas artificiais pode controlar o problema. As lágrimas artificiais são colírios feitos com substâncias que imitam as lágrimas reais e ajudam a manter os olhos mais hidratados. As pomadas lubrificantes usadas antes de dormir são mais eficazes do que as lágrimas artificiais e ajudam a prevenir o ressecamento pela manhã. Essas pomadas não devem ser usadas durante o dia porque podem embaçar sua visão. Alguns médicos podem recomendar suplementos nutricionais de ácidos graxos ômega-3 para melhorar o filme oleoso dos olhos.