Ceratocone: Anel de Ferrara: tudo o que você precisa saber sobre o tratamento

O que é um Anel de Ferrara?
Os anéis de Ferrara, também conhecidos como anéis intraestromais, são órteses constituídas por dois semicírculos de espessura desigual, com apenas 5 mm de diâmetro, feitos de polimetilmetacrilato (PMMA), um ácido acrílico rígido.

É o mesmo material usado para fabricar lentes intraoculares há mais de duas décadas e é perfeitamente tolerado pelo organismo.

Para que serve o Anel de Ferrara?
Quando se trata de cirurgia de ceratocone, os pacientes costumam perguntar para que serve o anel interno da córnea.

Este tipo de implante é projetado para reduzir a curvatura da córnea, o que também reduz o astigmatismo irregular e melhora a visão.

Vale ressaltar que existem diferentes estágios de gravidade do ceratocone. Dito isto, em casos mais brandos da doença, o tratamento usualmente indicado é o uso de óculos ou lentes de contato devidamente prescritos.

Em casos moderados, geralmente esse tipo de tratamento não é suficiente para melhorar a visão devido ao alto grau de irregularidade da córnea. Nesse caso, o oftalmologista pode recomendar uma cirurgia para colocar o anel interno da córnea.

O anel é feito de um material chamado PMMA (polimetil metacrilato) e é implantado na córnea de pessoas com ceratocone.

A cirurgia pode ser feita manualmente ou com auxílio de laser. No caso da técnica manual, o cirurgião cria um “túnel” na córnea usando um tunelizador. Isso é feito para colocar o implante no lugar.

Se a cirurgia for feita com laser, é criado um “túnel” com o aparelho, que faz uma incisão na córnea para implantar o anel interno da córnea.

Com esse tipo de cirurgia, a superfície da córnea é melhorada, o que reduz o astigmatismo e melhora a visão.

Como é realizada a cirurgia do anel de Ferrara?
O anel de Ferrara é implantado por meio de cirurgia de alta precisão em uma camada dentro da córnea chamada estroma.

O procedimento é simples: com a ajuda de um feixe de laser, o oftalmologista cria um túnel na córnea para o anel implantado, que é então focalizado. Após a aplicação do implante, será colocada uma lente de contato terapêutica, que auxilia na cicatrização e restauração da córnea. Cerca de 7 dias após a cirurgia, seu médico removerá as lentes.

A cirurgia do anel de Ferrara é considerada extremamente segura e eficaz. Para realizá-la, são utilizados apenas colírios anestésicos, que, além de tornar a operação totalmente indolor, elimina a necessidade de internação do paciente após a operação.

A intervenção é rápida, dura cerca de 15 minutos, e o paciente permanece acordado o tempo todo.

Quando a cirurgia do anel de Ferrara é necessária?
A implantação do anel de Ferrara é indicada nos casos em que o ceratocone se desenvolveu significativamente, a deformação da córnea é tão grave que o paciente não tolera o uso de lentes de contato mesmo para correção simples com óculos ou as lentes de contato não apresentam mais resultados satisfatórios – necessitando de intervenção cirúrgica Acontecendo .

No entanto, deve-se notar que a cirurgia do anel de Ferrara não cura o ceratocone. Na verdade, o implante tornou a córnea mais dura, o que retardou a progressão da doença.

Além disso, este não é um procedimento para corrigir problemas de refração. Quase metade das pessoas que fazem a cirurgia do anel de Ferrara precisam usar óculos ou lentes de contato após o procedimento.

Quais as vantagens dos anéis estromais no tratamento do ceratocone?
As vantagens de implantar um anel de Ferrara incluem rápida recuperação pós-operatória, ausência de rejeição pelo organismo e risco mínimo de complicações.

Outra grande vantagem do procedimento do anel de Ferrara é que ele é um procedimento totalmente reversível, permitindo que o implante seja removido, substituído ou ajustado se necessário, como em casos de correção inadequada da visão.

A propósito, a intervenção de ajuste ou remoção do anel não causa nenhum dano à córnea ou à saúde do paciente.

Por fim, vale ressaltar que este é um procedimento com alto índice de sucesso, sendo eficaz em cerca de 80% dos casos. No entanto, é importante observar que esta não é uma cirurgia para corrigir problemas de refração. Dito isto, mesmo após o implante do anel de Ferrara, os pacientes ainda podem precisar de lentes de contato ou óculos para auxiliar no tratamento.

Quais são os riscos do anel de Ferrara?
A implantação do Anel de Ferrara é um procedimento rápido, com anestesia local e pode ser feito em cerca de 30 minutos. O processo é simples e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Como qualquer outro procedimento cirúrgico, este procedimento tem seus riscos. No entanto, uma complicação que ocorre frequentemente é a extrusão espontânea do implante. Isso geralmente ocorre em 10% a 20% dos casos.

Existem alguns fatores que podem afetar como isso acontece, como a espessura da córnea e a profundidade do anel. Se isso acontecer, o olho do paciente volta a ser como era antes da cirurgia.

Este procedimento também pode causar infecções oculares. Se isso acontecer, o anel deve ser removido.

Quais são os benefícios da cirurgia do anel de Ferrara?
Quando se trata dos benefícios dos implantes, estamos falando de um procedimento rápido e reversível que pode melhorar a visão em pessoas com ceratocone.

Portanto, quando a cirurgia é prescrita por um médico, é uma boa opção para quem tem ceratocone e deseja melhorar sua qualidade de vida, pois começa a enxergar melhor.

Qual é a melhoria de usar um anel de matriz?
Com os implantes de anel de Ferrara, a curvatura da córnea do paciente melhora, tentando ao máximo voltar ao seu formato normal.

Como resultado, o procedimento melhora a qualidade da visão e facilita o uso de lentes de contato e óculos.

E as pessoas que usam anéis de Ferrara?
A fase pós-operatória do implante do anel intracorneano é considerada simples e rápida. Em média, três dias após a cirurgia, os pacientes podem retornar à sua vida normal.

No entanto, a recuperação total da visão geralmente ocorre apenas após três meses. Durante este período de recuperação, é comum que os pacientes experimentem flutuações na visão.

Pós-cirurgia: como é a recuperação após a cirurgia do anel de Ferrara?
O tempo pós-operatório da cirurgia do anel de Ferrara é relativamente curto. Cerca de três dias após a cirurgia, os pacientes podem retornar às atividades diárias normais.

No entanto, a recuperação total da visão ocorre apenas em cerca de três meses. Flutuações de visão são comuns durante esse período.

Quanto custa a cirurgia do anel de Ferrara?
O preço deste tipo de cirurgia depende muito de fatores como:

A tecnologia utilizada;
A localização da clínica – bairro, cidade e estado;
Experiência do médico.

Como me inscrevo para a avaliação deste programa?
Este ou outro tipo de cirurgia ocular só deve ser realizado sob a orientação de um oftalmologista profissional.