exames oftalmologicos

Exames Oftalmologicos

Centro Oftalmológico na Av. Paulista

Agende a sua visita ao centro de diagnóstico da Spot!

Nosso Centro Diagnóstico ocular integrado conta com tecnologia de ponta, a fim de proporcionar o melhor resultado para você.

Na primeira consulta já é possível realizar os exames complementares, permitindo um diagnóstico mais assertivo.

Outros exames oftalmologicos

Acuidade Visual – PAM

É um exame que avalia o potencial de visão do paciente quando há redução da acuidade visual devido à opacidade dos meios e erros refrativos. É utilizado no pré-operatório de cirurgias de catarata, transplantes de córnea, cirurgias refrativas e vitrectomias ajudando a estabelecer o prognóstico visual dos pacientes.

Ceratoscopia

Também conhecido como Topografia de Córnea, é a avaliação da curvatura da córnea por meio da captação de imagens do olho. Auxilia na identificação do formato da córnea, no diagnóstico de doenças da córnea (como o ceratocone), de alterações causadas por trauma ou por pterígio (pequena membrana na superfície do olho que cresce na direção à córnea, popularmente chamada de “carne no olho”), no acompanhamento de suturas em transplantes de córnea ou cirurgias de catarata, e na identificação de alterações induzidas por lentes de contato. Permite também o acompanhamento da evolução do astigmatismo.

Gonioscopia

Exame que permite verificar o ângulo da câmara anterior do olho, onde a íris se encontra com a córnea.
Avalia as estruturas entre a superfície posterior da córnea e a superfície anterior da íris que constituem o ângulo da câmara anterior, cuja configuração é importante no desenvolvimento do glaucoma. Permite a estimativa do grau de abertura do ângulo e a diferenciação entre glaucoma de ângulo aberto e estreito. Também auxilia na investigação de tumores da íris, trauma ocular e outras anormalidades.

Paquimetria Ultrassonica

A paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas e outras cirurgias que envolvam a córnea. É um exame indolor e de rápida execução.
É um exame ocular que mede a espessura da córnea com exatidão no resultado. Esse exame é muito importante para avaliar os olhos do paciente antes de uma cirurgia refrativa e diagnóstico de ceratocone, pois proporciona resultados com um grande índice de exatidão.

Teste de Ishihara

O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuírem visão normal. Ao todo são exibidas 32 placas para identificação dos algarismos ocultos entre os círculos. Indicado para detecção do daltonismo.

OCT – Tomografia de Coerência Optica

Podemos diagnosticar e acompanhar alterações como: degeneração de mácula, buraco de mácula, edema macular, membrana epirretiniana, retinopatia diabética, tração vítreo – retiniana, distrofias retinianas, entre outras.
É possível fazer análise de progressão do glaucoma e auxiliar no diagnóstico precoce da doença.

Biometria Ultrassonica

Exame ultra-sônico que mede o tamanho em comprimento do globo ocular, sendo básico para o cálculo da lente intraocular em cirurgias de catarata.
A Biometria utiliza ultrassonografia modo A-Scan para obter a medida do comprimento axial do globo ocular e calcular o grau do cristalino artificial (lente intraocular – LIO) a ser implantado durante a cirurgia de catarata.

Curva Tensional Diária

Exame que mede a pressão ocular diversas vezes ao longo de um dia. Ao se aferir a pressão intraocular em diversos momentos há a possibilidade de ser avaliar variações da pressão intraocular, detectar picos da pressão e avaliar a resposta da pressão intraocular ao uso dos colírios hipotensores oculares que são utilizados no tratamento do glaucoma.

Mapeamento de Retina

Exame detalhado de fundo de olho, ou seja, de vasos, nervo óptico e retina central e periférica. Exame mais elaborado, que avalia detalhes da retina com maior resolução em relação à fundoscopia. É utilizado para avaliação de crianças com suspeitas de cicatrizes ou lesões tumorais, avaliação de adultos com indicação de cirurgia refrativa (correção de miopia, hipermetropia ou astigmatismo) ou de catarata e para a avaliação de portadores de doenças sistêmicas (hipertensão, diabetes, infecções, carcinomas) e de gestantes.

Teste de Schirmer

É um teste para avaliar a produção de lágrima. Uma pequena fita de papel é colocada sob a pálpebra inferior e a quantidade de umedecimento é medida. A SERVENTIA DO TESTE É A AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA PRODUÇÃO LACRIMAL. – ACIMA DE 10 MM = NORMAL – ENTRE 5 E 10 MMM = OLHO SECO MODERADO – ABAIXO DE 5 MM = OLHO SECO SEVERO

Teste Ortóptico

O TESTE ORTÓPTICO NORMALMENTE É INDICADO PARA AVALIAÇÃO DO ALINHAMENTO OU DESVIO OCULAR. Analisa tanto a movimentação quanto a percepção de estímulos visuais,alterações da musculatura extrínseca dos olhos (músculos dos olhos responsáveis pelos movimentos oculares) permitindo caracterizar de maneira mais detalhada a ocorrência de estrabismo.

Ultrassom Ocular

O EXAME DE ULTRASSOM, NORMALMENTE É INDICADO PARA AVALIAÇÃO DE ESTRUTURAS INTERNAS DO GLOBO OCULAR E DA CAVIDADE ÓRBITA. Exame realizado pelo médico especialista para diagnóstico de várias doenças, como descolamento de retina, hemorragias, luxação de cristalino, lesões inflamatórias,moscas volantes, e é indispensável na definição de tumores intra-oculares. Exame de contato realizado através de uma sonda e com os olhos fechados.